Por conta de uma determinação da Anvisa em 2003, o serviço de fazer furos na orelha em farmácias havia sido suspenso. Porém, em agosto de 2009 essa determinação foi modificada. Por isso, de acordo com as novas normas, as farmácias estão aptas a fazer as perfurações:

“São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.”

Então, as farmácias podem fazer os furos, porém a joia deve fazer a perfuração com o auxílio de uma pistola. O uso da pistola pode gerar um impacto um pouco maior, porém é um procedimento super-rápido.

Por outro lado, para quem ainda está inseguro sobre fazer a perfuração há também os body piercers. Eles são profissionais aptos a fazer diversos tipos de perfurações corporais. Inclusive, os tradicionais furos no lóbulo da orelha. Os body piercers não utilizam a pistola para a perfuração. Então, o processo é um pouco mais delicado.

Furar as orelhas de bebês ou de crianças pequenas

O mais recomendado para crianças pequenas ou bebês é contratar uma enfermeira para que elas façam os furos em suas orelhas. Isto por que as crianças pequenas e bebês tendem a ser mais suscetíveis a infecções por terem uma pele mais sensível. E também terem a imunidade mais baixa do que um adulto. Além disso, a perfuração apenas com a agulha será menos impactante para o bebê.

Mas também pode-se furar as orelhas das crianças em casas especializadas em piercings. Um especialista americano em piercings e tatuagens, Brian Keith Thompson, que já furou as orelhas de algumas celebridades como Beyoncé e Bella Thorne, diz que o ideal é sempre fazer os furos de orelha com especialistas.

Ele coloca que as pistolas podem não perfurar a pele com precisão. Consequentemente, há grandes chances de você ter uma experiência desagradável no processo de cicatrização. Segundo Brian, a pistola de perfuração perfura e não fura. Já a agulha é feita para furar a pele, além disso ela gera um processo de cicatrização bem mais rápido para o bebê ou adulto.

Esterilização dos equipamentos de perfuração

Outro ponto que Brian coloca é de que a agulha também pode ser esterilizada com mais eficácia. Isso porque as pistolas podem ser limpas com produtos esterilizantes, porém não podem ser aquecidas. Então, ele também coloca que o aquecimento é o método mais seguro de se esterilizar.

Concluindo essa matéria, nós da equipe Luciana Lima Semijoias pedimos para que vocês clientes tenham sempre cautela quando forem fazer furos nas orelhas, pois podem trazer complicações no futuro. E não se esqueça de dar uma passadinha em nosso setor de brincos, para sempre renovar suas combinações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.